10 setembro 2009

A fenomenologia ao olhar a criança

Hoje vi exatamente aquilo que um professor meu disse um dia desses...
A criança quando fica chamando a mãe, toda hora: "Ô mãe! Ô mãe!". É porque essa criança está querendo saber onde é seu lugar, onde ela mora, onde ela pode ficar, onde é sua residência.
Ela precisa se ver nos olhos da mãe. E na qual saber que mora dentro.
É nesse momento então que a mãe deve largar o que está fazendo, por mais que tenha mil coisas para fazer, acredite, esse não será um tempo perdido, será um tempo muito bem aproveitado no futuro. Aproxime-se do filho e diga "venha, vamos fazer alguma coisa juntos". E o faça. Qualquer coisa!
Sente a criança em seu colo e lhe diga olhando em seus olhos: "Eu amo você, e eu gosto de gostar de você. Você mora dentro de mim, mora no meu coração."
Isso terá importância pro resto da vida dessa criança.

Afinal, todos nós precisamos nos ver nos olhos do outro.

Hoje, eu estava numa loja e vi uma mãe, acompanhada da amiga, escolhendo brincos. Ao pé da mãe estava a criança, com um saco de salgadinho nas mãos, chamando a mãe para olhar um objeto. E a mãe dizendo para o menino ficar quieto, preocupada mais com as bijouterias.
E o filho continuou chamando a mãe para ver outras coisas além daquela, mas a mãe não dava a mínima atenção.
As únicas vezes que vi ela se aproximar do filho foi para pegar um punhado de salgadinho de "isopor" e outrora, brigar com ele dizendo para ele ficar quieto e não mexer em nada.
Pois é, isso terá imensa importância para a criança pro resto de sua vida...

Nenhum comentário:

Postar um comentário