12 dezembro 2009

Talvez

Talvez eu seja apenas uma entre a multidão, mas talvez minha voz possa ser ouvida.
Talvez achem-me uma anti-patriota. Não que eu seja uma. Na verdade não sou.
Eu só acredito no verdadeiro sentido de patriotismo. E este, inclui enxergar os erros de meu país.

Ao andar nas ruas uma pessoa me diz que não sou patriota e eu pergunto porque ela acha isso. Ela tenta explicar-se com palavras de coragem, desbravamento, e com o peito estufado diz que defende seu país acima de tudo. Eu a olho nos olhos. Ela está movida por uma idealização tão comovente que seria impossível de ser notada.
Eu lhe digo que o verdadeiro significado de ser patriota, não é apenas sonhar com um futuro brilhante e distante de um país tomado por um desenvolvimento sublime. É fazer valer.
É ter a consciência de que toda a ideia perfeita de uma nação, é construída aos poucos. E primeiro, devemos olhar para as pessoas ao nosso redor, ver o que está acontecendo, perceber os pequenos erros. Ao invés de sonhar com um país "perfeito", enquanto que alguns poucos roubam muitos e se dizem heróis de uma pátria.
A minha ideia verdadeira de patriotismo não está no sorriso falso de quem pode. Está no choro de quem não tem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário