22 fevereiro 2013

O velho


          Contando da dor, me dizia daquilo que não mais tinha. Falou da perda.
- Morreu por negligência... E o enfermeiro ainda disse que eu tava muito nervoso! 
      Aqueles olhos marcados brilhavam e sua lágrima quase escorria junto da minha. A minha porém, deslizou pelo rosto.
- É muita sujeira. Eles jogam tudo pra baixo do tapete.
- E sobra é pra gente limpar.  
        Sobrava pra ele limpar. Reparei no saco preto que ele apoiava cada hora em um dos ombros, mas que, apesar do esforço, as mãos pesadas não deixavam de carregar.
- Escuta... se tem três cachorros: dois fortes de raça e um vira-lata. Qual você chuta primeiro?
         Ele fortaleceu a voz e preencheu seu discurso com argumentos sobre a legislação brasileira e a forma de se fazer política.
- O futuro não pertence mais a mim não. Ele é de vocês, da juventude... Tem que ficar de olhos espertos. Se os caras quiserem pegar alguém, quem cês acham que eles vão pegar primeiro?
- Os vira-latas.
- Bom, não vou atrapalhar. Aproveitem o namoro... Que, eu... ah, qualquer mulher me diverte...
        Assim que ele colocou sua mão no ar, buscando algo brilhante, meus olhos fitaram seus dedos, que nada continham. Passei a imaginar ‘Para quem ele vai? Ou para onde ou o que?’
          Deu alguns passos em direção ao seu destino. Parou. Virou, segurando firmemente aquele saco preto, e exclamou ‘O futuro pertence a vocês, não esqueçam disso não!’. Apontava o dedo para nós, erguendo o braço de forma com que a sombra de sua mão fizesse escuridão em seu rosto. O boné quase escondia seus olhos devido à má iluminação, mas ainda assim era possível ver a expressão forte com a qual enchia a boca para soltar aquelas palavras.
      De costas, tornou a andar para o seu começo ou seu fim, não sei ao certo. Só sei que gravei mentalmente a cena daquele velho surgindo e sumindo por uma rua escura.
       Quase não o conheço. De sua vida eu nada sei. O homem que eu conheço é apenas aquele que aparece durante uns instantes num pedaço de chão feito palco pra minha poesia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário